Como Escolher um Bom Café

Arroz Doce de Café com Calda de Ameixa
08/06/2017
Flan de Café
21/06/2017
Show all
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Você Sabe Como?

Na hora de escolher um café para se tomar, é importante reparar em tudo, desde o início lá na escolha das frutas, até o momento de bebe-lo. É sempre essencial se atentar quanto a qualidade do grão e sua origem para que a experiência com a bebida seja de fato agradável. Os cafés considerados bons, tem sua própria doçura e, depois de um tempo, é possível perceber isso no aroma dos grãos. Uma boa opção é comprar os grãos e moê-los em casa se possível. Escolha aqueles com coloração mais marrom do que preta e que possuam tamanho e formato uniformes.

Quando a torra é excessiva quer dizer que o café pode ser de baixa qualidade já que é uma forma de mascarar os defeitos dos grãos do café. Da mesma maneira devemos aplicar na hora de escolher o café já moído, e é importante evitar também moagens muitos finas como se parecessem com talco, o que acaba deixando a bebida mais amarga do que deveria.

Sua melhor opção seriam os cafés que considerados 100% Arábica, que possuem aromas e notas mais complexas e doces. Os cafés podem ser classificados como tradicional, superior, gourmet ou especial. Busque aqueles com classificação gourmet ou especial, que possuem grãos selecionados e sem defeitos.

O ato de evitar o café em pó é algo que pode ser essencial, pois a melhor opção ainda continua sendo a moagem na hora, pois por meio desse processo a bebida consegue despertar todas as suas características sensoriais. Se consumir a bebida em uma cafeteria, opte por um local que siga o processo correto de realização, como escolher grãos especiais e passar por um moedor específico para o tipo solicitado de café. Se o caso for o consumo em casa escolha grãos recém-moídos por meio de uma loja confiável e que possua, de preferência, uma barista para saciar possíveis dúvidas sobre a sua fabricação.

Por mais que às vezes não seja possível, observar a estética do grão pode ser a saída para determinar o sabor perfeito da bebida. Grãos com muito brilho, por mais chamativos que pareçam, representam uma exposição maior durante o processo de torrefação acarretando em um gosto amargo para a bebida. Para garantir um sabor mais suave opte por grãos foscos.

O tamanho e textura dos grãos também são importantes. Se atente sempre ao conjunto da leva para que sejam homogêneos, evitando assim características diferentes entre si.

___________________________________________________________________________________________________

Nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook: JJ Food Solutions

Instagram: @jjfoodsolutions

Twitter: jjfoodsolutions

Linkedin: JJ Food Solutions 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- 0 Flares ×

Os comentários estão encerrados.